logo Podcast Ciência da Nutrição

#EPISÓDIO 26

capa_EPs podcast (2).png
barra-titulo.jpg

#Episódio 26: Como a nutrição e a nossa imunidade estão relacionadas?

No episódio dessa semana vamos falar sobre a relação entre a Nutrição e a Imunidade junto com a nossa convidada, a Ana Luísa Faller que é Professora Adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

Nossa convidada vai dar ideias de preparações com alimentos que tenham nutrientes importantes capazes de auxiliar no fortalecimento da imunidade, assim como outros fatores que também impactam nisso. 

 

Não vai perder né? 

 

 

 

 

Ana Luisa Faller 

Doutora em Ciências Nutricionais pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ) e hoje professora Adjunto do Departamento de Nutrição Dietética do Instituto de Nutrição Josué de Castro (DND/INJC), substituta eventual da coordenação do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Nutrição Clínica (PPGNC – mestrado profissional em nutrição clínica). Coordenadora do Curso de Especialização em Nutrição Funcional Aplicada a Clínica (CENUF). 

 

 

 

Foto pessoal - Ana Luisa Faller.png
Imagem que representa a Ciência da Nutrição.png
barra-titulo.jpg

Qual imagem representa a Ciência da Nutrição?

"A gente tá falando aqui da nutrição, que já é uma área extremamente ampla, com diversos desdobramentos e possibilidades de atuação desde a área mais básica até a saúde pública, alimentação coletiva e por aí vai, mas elas se somam. E essa alimentação ela tem que ser muito bem pensada pra quem a gente tá propondo essas modificações ou orientações nutricionais né? E esse ser ele é um ser que habita no mundo; então ele é um ser que conversa com o ambiente no qual ele reside em todos os aspectos, desde as questões socioeconômicas até as questões emocionais como você, Luana, colocou, que na pandemia ficaram muito claras, como impactam a saúde. Tem relação com o meio ambiente, então as nossas escolhas, o que a gente compra e o que a gente come vai impactar na cadeia primitiva, vai impactar no próprio meio ambiente, enfim; então eu acho que isso representa bastante como o simples ato de comer, que parece algo muito rotineiro e quase que mecânico, sem pensar, mas ainda assim tem muitos significados por trás e eu acho que isso tá cada vez mais claro para os profissionais da nossa área da nutrição, pros profissionais de saúde parceiros e a população em geral também está enxergando quão amplo esse conceito de saúde é! Então por isso que eu achei uma imagem bem emblemática!"